segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Lentes de contato: uma alternativa que requer cuidados

Os oftalmologistas dizem que não existe nenhuma contraindicação pré-estabelecida, para o uso das lentes de contatos, mas apenas um especialista poderá decidir quem pode ou não trocar óculos por lentes.
“Em pessoas com graus mais altos, a lente de contato aumenta a qualidade de vida”, conta Helena Maria Costa Oliveira, oftalmologista do H. Olhos – Hospital de Olhos Paulista. Segundo a médica, as lentes aumentam o campo de visão das pessoas, quando comparadas aos óculos, e ajudam na prática de esportes.


Vamos as dicas!
1- Se desejar usar lentes, é necessário consultar um médico e fazer exames oftalmológicos para saber qual o tipo de lente que deve usar.
2- É essencial higienizar muito bem as mãos sempre que for tirar ou colocar as lentes.
3- Para a limpeza das lentes, não use soro fisiológico, água ou qualquer outro líquido que não seja a solução especial para lentes de contato recomendada pelo médico.
4- Respeite o período de utilização e descarte de sua lente.
5- Higienize periodicamente o estojo em que guarda suas lentes.
6- Evite coçar muito os olhos quando estiver usando lentes.
7- Sempre retire as lentes de contato para dormir.
8- Qualquer queixa, como dor nos olhos, olhos vermelhos ou falhas na visão, procure um oftalmologista.
9- Não é recomendado entrar em piscina ou mar com lentes de contato, pois a água pode conter microorganismos que deterioram e contaminam as lentes.
10- Até mesmo a água do banho pode ser fonte de contaminação, portanto é bom evitar tomar banho com as lentes.



Todas as precauções recomendadas pelos médicos abaixo,  devem ser seguidas também no caso de lentes de contato coloridas sem grau.

Fonte: Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/minhasaude/2015-05-25/10-cuidados-que-se-deve-ter-com-lentes-de-contato.html

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Excesso de tecnologias prejudicam a visão?

Pensando em deixar você bem informado, o Live Golden foi pesquisar acerca dos nossos
companheiros diários, os recursos tecnológicos. Então, algumas dicas de um especialista vão ajudar você a ficar antenado.
Considerando que ver TV de muito perto, ler no escuro ou ler no carro ou no ônibus em
movimento, são hábitos listados como prejudiciais à saúde dos olhos, é quase automático
imaginar que as horas que se passa na frente da tela do celular ou do tablet sejam a condenação dos olhos.



O oftalmologista Richard Yudi Hida explica que não existe nenhuma comprovação de que o uso dos celulares faça mal à vista. Sua principal observação sobre o assunto é a respeito da emissão da luz azul através do aparelho.
“ O corpo humano regula o ciclo do dia a partir da emissão de luz azul no ambiente. Por emitir essa cor nas telas, o uso exagerado dos celulares não causam um tipo de problema nos olhos, mas podem ajudar a bagunçar o sono” diz.


O médico explica que é como se o organismo perdesse a referência de quando é dia e noite e desregulasse o descanso. Por isso, reduzir o uso dos celulares à noite é bom para controlar o estresse e regular a vida social e também para tranquilizar o sono.
Nenhum estudo científico comprova que o hábito de assistir TV pode prejudicar saúde dos olhos, mas ficar muito tempo próximo demais da TV, provoca o cansaço da vista. Alerta o doutor.


Sobre 3D
O Dr. Richard Yudi Hida afirma ainda que pessoas que não enxergam 3D na verdade têm baixa de visão em pelo menos um dos olhos. Ele explica que a noção de profundidade acontece com a integração da boa visão nos dois olhos. Por isso, ter o grau desregulado em um dos olhos ou mesmo um princípio de catarata podem prejudicar o entretenimento 3D.



segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A visita ao oftalmologista regularmente

Quanto tempo você não vai ao oftalmologista? Você sabia que, mesmo sem doenças oculares visíveis, deve ir pelo menos uma vez ao ano fazer revisão? E, até mesmo as crianças pequenas, devem ter seus olhos examinados regularmente. Faz parte de cuidados básicos com os olhos, bem como a saúde em geral. Realizar exames de vista regularmente pode ajudar a proteger e manter a saúde da visão.



Se você tem mais de 30 anos, aumentam os riscos de algumas doenças oculares, como o glaucoma, que não tem sintomas. Então, é possível ter glaucoma e não saber. Grandes avanços médicos contra a degeneração macular, glaucoma, catarata podem ajudar as pessoas com essas condições. Ao fazer exames oftalmológicos regulares, você pode identificar outros problemas oculares no início, quando eles são fáceis de tratar.
Agora, se você já sabe que possui algum problema pode visitar um optometrista ou um oftalmologista para um exame oftalmológico completo. Os exames com especialistas em oftalmologia podem fornecer cuidados com a visão geral, o tratamento de doenças oculares e até realizar cirurgias. Enquanto que, optometristas prestam os cuidados com a visão e tratam algumas doenças oculares, mas não realizam cirurgias.
Um exame oftalmológico completo pode conter: seu histórico médico pessoal e da sua família, testes de visão de perto e de longe para ver se você tem miopia, hipermetropia, astigmatismo (curvatura da córnea, que causa visão desfocada), ou presbiopia (alterações relacionadas com a idade de visão), testes para ver o quão bem os olhos trabalham juntos e testes de pressão ocular e do nervo óptico para determinar se você tem glaucoma.